Mapeamento, Modelagem Ambiental e Análises da Paisagem
Desenvolvimento da Meta de Longo Prazo - MLP de Biodiversidade da Suzano S.A. e territórios prioritários para atuação.
Cliente: Suzano
-
A Seleção Natural foi responsável pela concepção, juntamente com a Suzano e uma rede de apoio, da Meta de Longo de Biodiversidade da empresa, que é Conectar meio milhão de hectares nos biomas da Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado. Esse trabalho se deu nos seguintes passos:
-
Definição dos pilares de estabelecimento da meta de biodiversidade;
-
Definição da metodologia de levantamento de informações com os especialistas;
-
Elaboração de um documento (background);
-
Mapeamento, em conjunto com a equipe Suzano e equipe de consultores, do público de relacionamento (stakeholders) mais estratégico para a consulta e envolvimento;
-
Elaboração de um roteiro de comunicação para realização das entrevistas e consultas à rede de apoio;
-
Realização de 50 entrevistas e 63 pessoas consultadas e relatorias e Seleção dos territórios prioritários de atuação dentro dos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia;
-
Estimativa do “big number” da MLP (meio milhão de hectares) através da simulação de conexão de corredores ecológicos nos biomas;
-
Validação da minuta da MLP.
Plano de Ação dos Primatas e Palmeiras da Suzano.
Cliente: Suzano
O Plano de Ação da Suzano (PAS) para Conservação de Primatas e Palmeiras é uma ferramenta de orientação para implementação de parte da Meta de Longo Prazo de Biodiversidade da empresa. Neste projeto a Seleção Natural elaborou as atividades a serem realizadas nos próximos oito anos (2023 – 2030), especificando as espécies mais relevantes para conservação priorizadas nos recortes geográficos de interesse, bem como as localidades específicas onde será implementado, a ordem cronológica de realização, os parceiros potenciais para envolvimento e estimativas de custos de implementação.
Modelagem de biodiversidade para apoio no diagnóstico e zoneamento do Plano de Manejo do Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís – MA
Cliente: Bio Teia Estudos Ambientais Ltda
Criação de modelos preditivos para extrapolar os padrões riqueza, diversidade, cobertura de bentos, número e presença/ausência de espécies ameaçadas e endêmicas do Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís e em seu entorno imediato, utilizando Modelo Lineares Generalizados.
Modelagem de biodiversidade para a plataforma de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) da The Nature Conservancy (TNC)
Cliente: The Nature Conservancy (TNC)
Este projeto teve como objetivo:
-
Criar um Banco de dados da distribuição espacial das espécies de vertebrados do Brasil;
-
Confeccionar mapas e tabelas com a distribuição das espécies identificadas em nível de: i) biomas e ii) paisagens icônicas.
-
Sistematizar metodologias disponíveis para estimar conectividade em escala compatível com a extensão de microbacias e justificativa de seleção de uma metodologia adequada para consolidar cenários de conectividade para a paisagem icônica da Mantiqueira.
-
Criar uma camada com informações sobre conectividade funcional em nível de microbacia e relatório final.
Cliente: Copersucar
A Copersucar conta com aproximadamente 43 Unidades Produtoras Sócias, localizadas nos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás. A fim de contribuir para a legalização ambiental destas unidades, a empresa solicitou um trabalho prospectivo sobre a situação destas unidades sócias com relação ao Novo Código Florestal, bem como a capacitação das equipes de cada unidade sobre o mesmo.
Diagnóstico do grau de adequação das usinas Copersucar ao novo Código Florestal