Capacitações e Processos Participativos
Elaboração de Cartilhas para Comunicação e Instrução do Público do Parque das Neblinas sobre Biodiversidade e a Palmeira Juçara, Bertioga - SP
Cliente: Instituto Ecofuturo
O Parque das Neblinas gerido pelo Instituto Ecofuturo é uma Unidade de Conservação com enorme vocação para o Uso Público, estando nas imediações de grandes cidades paulistas, infraestrutura atraente e impecável e abrigando enorme diversidade biológica do Mata Atlântica da Serra do Mar. A Seleção Natural, nesta parceria apoiou tecnicamente a elaboração de duas cartilhas para instrução de visitantes e outros envolvidos com Parque das Neblinas, a primeira sobre a sua biodiversidade e a segunda sobre uma espécie chave para estruturação da comunidade biológica local e manejo sustentável, a Palmeira Juçara (Euterpe edulis). Contribuímos com a definição dos conteúdos a serem trabalhados, proposição de textos bases, definição de esquemas ilustrativos e revisão técnica para essa duas listas cartilhas que apresentaram com linguagem apropriada para amplo público, espécies ameaçadas, espécies pouco conhecidas, espécies comuns, espécies com potencial bioeconômico, contemplando fauna aquática e terrestre, diversas formas de vida botânicas. Além disso produzimos mapas e disponibilizamos fotos para uma compreensão espacial da Uso Público do parque e demonstração de atributos de conservação de Serviços Ambientais.
Curso Introdutório em Agroecologia e Práticas Agroecológicas, Piracicaba - SP
Cliente: Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA) de Piracicaba
A Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) é uma atividade multifuncional de produção de alimentos e serviços ambientais em zonas intra e periurbanas crescentes, com o intuito de promover essa prática em Piracicaba a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA) propôs a realização do Curso Introdutório em Agroecologia e Práticas Agroecológica. Nesta ação elaboramos a ementa do curso e plano de aula, o desenvolvimento de materiais de apoio técnico, organização de infraestrutura e logística para realização do curso e a realização propriamente dita. Foram dois dias de curso bastante produtivos, com elementos teóricos e práticos de construção coletiva, para um público bem diverso, partindo de pessoas com baixa instrução formal mas com conhecimentos empíricos/práticos riquíssimos, até pós-graduados nesta área de conhecimento. A realização se deu na Casa do HipHop, um espaço de organização comunitária, que conta com um terreno urbano amplo onde cultivos agroecológicos já vinham sendo implantados e puderam ser aprimorados e/ou remodelados durante as atividades práticas do curso.
Curso de Planejamento Ambiental Territorial
Cliente: FLEM Fundação Luis Eduardo Magalhães
Elaboração do Curso de Planejamento Ambiental Territorial - programa de capacitação do corpo técnico do Estado da Bahia denominado FORMAR. O curso tem como público alvo agentes públicos, servidores, técnicos, gestores, do Estado e dos municípios, membros dos órgãos colegiados e demais representantes da sociedade civil com atuação na área ambiental e que integram os sistemas Estadual e Municipais de Meio Ambiente.